i3, i5 e i7: entenda de uma vez a diferença entre os processadores da Intel

Comprar um novo PC ou montar seu próprio computador pela primeira vez pode ser trabalhoso. Não faltam opções de configurações no mercado, e nem sempre é fácil distinguir entre muitas delas. Escolher um processador, por exemplo, pode ser desgastante.

Há tempos a maioria das grandes fabricantes de PCs optam por usar processadores da Intel em seus produtos, mas, para o público menos inserido nesse mercado, é difícil entender a diferença entre os modelos apenas pelo nome. Intel Core i3, i5, i7, Celeron, Pentium… a nomeclatura não conhece limites.

Nem sempre o mais caro é o melhor, por isso é importante entender as diferenças entre esses processadores. Pois então, vamos lá.
Continue lendo

Qual é a empresa que produz os HDs mais resistentes?

Uma das respostas para essa questão foi elaborada pelo pessoal da Backblaze, que trabalha com o serviço de armazenamento de dados


O disco rígido Hitachi Deskstar 5K4000. (Fonte da imagem: Reprodução/Eteknix)

Ao comprar um disco rígido, diferentes características devem ser levadas em consideração, como a capacidade armazenamento ou a compatibilidade com o dispositivo que você vai usar em conjunto com o componente. Acontece que a durabilidade do HD também deve ser avaliada — afinal de contas, é bastante chato ser obrigado a refazer o investimento em um curto espaço de tempo.

Continue lendo

Como usar e preservar a bateria do notebook

Como acontece com vários produtos relacionados a informática, as baterias são cercadas de mitos. Remover ou não a bateria ao utilizar o notebook na tomada? Tem problema comprar bateria pirata? Veremos essas e outras respostas mais abaixo.

Parte inferior do notebook.

 

É verdade que devemos tirar o carregador da tomada quando a bateria do notebook carregar por completo?

Não. Se você tem uma tomada a disposição e não precisa de mobilidade, é preferível manter o notebook conectado à tomada. Toda bateria possui vida útil limitada pelo número de cargas. Portanto, utilizá-la sem real necessidade acarretará um desgaste desnecessário que contribuirá para o abreviamento de sua vida útil.
Continue lendo

Entenda por que um HD não vem com a capacidade real de armazenamento

Certamente você já se perguntou, por que o meu HD não tem a capacidade real que é declarada pelo fabricante? Será que é um erro do Sistema operacional por não reconhecer corretamente o espaço de armazenamento, ou o próprio HD que diz ter um valor mas na realidade possui outro?

Continue lendo